17 junho, 2013

Audiência Pública do PLHIS foi realizada neste sábado, durante a 5ª Conferência da Cidade

Como noticiamos aqui na semana passada, foi realizada a Audiência Pública Final do Plano de Habitação. Com um auditório bastante cheio, expusemos as diretrizes para os próximos anos e as propostas dos primeiros passos a dar para a melhoria da habitação, da infraestrutura e mesmo do Planejamento Urbano de Pelotas. Estiveram presentes o Prefeito, Eduardo Leite, a Vice-Prefeita, profa. Paula Schild Mascarenhas, a Sec. de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, arq. profa. Joseane Almeida e mais de 50 membros da comunidade local, diversas entidades incluindo setores de ambas as universidades Católica e Federal de Pelotas, vereadores, lideranças comunitárias e membros da comunidade.
Abaixo, se pode conferir a apresentação. Após a apresentação do PLHIS, segui-se uma breve exposição dos demais Planos Setoriais em elaboração do município - Saneamento, Meio Ambiente, Mobilidade e Patrimônio Histórico, sobre as quais temos algumas fotos.
Sobre estes últimos, a imprensa oficial do município dá os detalhes:
"Pela manhã, uma mesa-redonda abordou os Planos Setoriais e a Revisão do Plano Diretor de Pelotas, tendo como palestrantes o arquiteto Guto King (superintendente de Planejamento Territorial na SGMU), sobre Planejamento Territorial, engenheira Gisela Frattini (gerente de Memória e Patrimônio da Secult), sobre Patrimônio Histórico, arquiteto Alexandre Pereira Santos (3C Arquitetura e Urbanismo - equipe de consultoria para o PLHIS), sobre habitação, engenheiro Roger Lange (diretor do Sest/Senat Pelotas), sobre Mobilidade Urbana, Jacques Reydams (diretor-presidente do Sanep), sobre saneamento, Neiff Satte Alam (secretário de Qualidade Ambiental), sobre meio ambiente. A mesa foi coordenada por Paulo Morales, assessor especial do Programa Cidade Bem Cuidada da prefeitura."
A íntegra da notícia pode ser conferida no site da prefeitura, por este link.
Convidamos a todos a comentar com suas opiniões e a compartilhar esta notícia.

Debate sobre os Planos Setoriais do município.
Presentes na segunda metade do evento.

13 junho, 2013

Audiência final do PLHIS neste sábado, na Conferência da Cidade

A Audiência Final do PLHIS Pelotas acontece neste sábado, 15 de junho de 2013, às 10h da manhã, no Auditório Jandir Zanotelli, da UCPel.
Iremos apresentar um relato dos trabalhos realizados, principalmente as atividades com a comunidade e o Diagnóstico do Setor Habitacional (entregue em dez/2012), que embasam a parte final da apresentação com as Estratégias de Ação.
A Audiência é o melhor momento para discutirmos sobre as propostas, melhorando-as e ajustando para o que queremos que seja realizado nos próximos 20 anos do município. Ela ocorre dentro da Conferência Municipal da Cidade, etapa que compõe com a Conferência Estadual e Nacional para definir as políticas públicas para o governo federal nas áreas de habitação e desenvolvimento urbano.
Compareça, divulgue!

Serviço:
Audiência Pública Final do PLHIS Pelotas
Data e horário: dia 15 de junho, às 10h.
Local: Auditório Jandir Zanotelli da UCPel, rua Félix da Cunha, N°408 - Centro.



23 maio, 2013

PLHIS Pelotas é apresentado no maior evento científico de urbanismo do Brasil

Nesta quinta-feira, a equipe técnica de consultoria do PLHIS Pelotas apresentou um poster sobre o processo de identificação e qualificação de áreas precárias no município. O artigo foi desenvolvido pelos arquitetos Alexandre Pereira Santos, Tiago Holzmann da Silva e Otávio Martins Peres e apresentado hoje a tarde em Recife/PE durante o XV Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ENANPUR).

13 maio, 2013

Oficina de Priorização foi realizada neste sábado

A Etapa 3 - Estratégias de Ação do PLHIS Pelotas teve um avanço importante neste sábado com a realização da Oficina de Priorização. Os cerca de 50 presentes -  entre os quais Prefeita em Exercício, Paula Schild Mascarenhas, a Secretária de Gestão Urbana e Mobilidade, Joseane Almeida - coordenadora do PLHIS, membros da comissão técnica, vereadores, representantes de entidades e da comunidade, especialmente das regiões do Fragata, Guabiroba e Eldorado -  ouviram apresentação sobre as etapas anteriores, debateram pontos polêmicos sobre a gestão das obras habitacionais já realizadas e escolheram as prioridades para o Plano.
A atividade obteve um resultado excelente que será incluído nas propostas da atual etapa final do Plano. Para surpresa da equipe técnica, a principal demanda da comunidade não estava nos pontos sugeridos por ela para priorização e foi incluída durante a atividade de modo a permitir que o evento participativo atingisse seu objetivo principal: ouvir a população e colher suas demandas e deliberações.
Este reforço é essencial para a realização do Plano e costura o conhecimento técnico da consultoria contratada, conhecimento dos técnicos municipais e os dados levantados nas etapas anteriores de modo a constituir um conjunto articulado e estrategicamente ancorado na realidade local.
Abaixo, segue versão especial da apresentação utilizada e imagens do evento.


Presentes do evento na Câmara de Vereadores.

Secretária da Gestão Urbana e Mobilidade debate com presentes.

A atividade em grupo propiciou debates sobre quais pontos priorizar.
Presentes formalizam suas prioridades para o município.
Grupos escolhem as prioridades do município.

Produto final das atividades individual e em grupo




29 abril, 2013

Oficina de Priorização da etapa final do PLHIS ocorre no próximo dia 11/maio

No sábado dia 11 de maio, na Câmara de Vereadores de Pelotas, ocorre a Oficina de Priorização do Plano de Habitação. A oficina será um momento importante para que a cidade discuta e construa as propostas para seu futuro, especificamente sobre as soluções dos problemas habitacionais.
Para apoiar a discussão até lá, disponibilizamos, abaixo, um resumo do Diagnóstico do Setor Habitacional de Pelotas.

O Diagnóstico foi entregue na forma de um relatório de mais de 370 páginas contendo informações sobre o município, sua formação, seu ambiente, sociedade e economia, infraestrutura social, relato do processo de participação e suas contribuições para o Plano, caracterização da população beneficiada pelo PLHIS, entre outros temas. O conteúdo principal, no entanto, é dedicado a caracterização do problema de habitação (o chamado Déficit Habitacional) com análises dos casos mais graves, concentrações de problemas, classificação em tipos de problema; assim como da produção de moradias pública e privada, evolução do mercado e dos custos da construção, legislação e normas para o desenvolvimento urbano e habitação e, ao final, indicação dos principais programas públicos de financiamento para ações de construção de novas casas, apartamentos e loteamentos, melhorias das que já existem, infraestrutura e assistência técnica.
Assim como é exaustivo descrever todo o escopo do relatório, também é o seu conteúdo. Para isso, preparamos o Resumo (acima) com os pontos principais do relatório e destaques para cada um dos capítulos.

Não hesitem em nos contatar para resolver dúvidas e lembramos que além da oficina, haverá ainda a Audiência Pública, prevista para 30 de maio, onde se poderá debater, criticar e questionar o Plano antes de sua conclusão..