04 julho, 2011

1ª etapa do Plano Local de Habitação é apresentada

A Secretaria Municipal de Habitação (SMH) e a empresa 3C Arquitetura e Urbanismo - vencedora da licitação para elaboração da proposta técnica-, apresentaram à comunidade e entidades representativas, hoje à tarde (01), no auditório da Secretaria de Cidadania (SMCas), a 1ª etapa do Plano Municipal de Habitação de Interesse Social (PLHIS).


O encontro tratou da apresentação da proposta metodológica que estrutura as outras etapas do processo – Diagnóstico e Estratégias de Ação – e explicou ainda o funcionamento do Plano Municipal de Habitação de Interesse Social (PLHIS), bem como suas metas e ações concebidas para fazer frente às questões habitacionais, além de permitir que o município conheça sua realidade habitacional com vistas à melhoria da qualidade de vida da população. Após a abertura do evento, conduzida pelo titular da SMH, Carlos Dias, teve início o período de explanações dos arquitetos Otávio Martins Peres, Alexandre Pereira Santos e Júlio Celso Vargas, representantes da 3C Arquitetura e Urbanismo, responsável pela elaboração do Plano.

Segundo o titular da SMH, esta primeira etapa que foi apresentada denomina-se Proposta Metodológica e tem por objetivo definir o método a ser utilizado na formatação do Plano Local. Os passos seguintes são o Diagnóstico dos principais problemas habitacionais enfrentados pelo município e a Estratégia de Ação, onde serão definidas as principais ações com objetivo de enfrentamento das questões habitacionais. Dias explicou ainda que todas as etapas precisam estar concluídas e o Plano, de maneira global, precisa estar aprovado até o dia 31 de dezembro deste ano. Caso isso não ocorra, o município está desabilitado a receber recursos federais para a habitação.

Os arquitetos distribuíram aos presentes, material gráfico contendo as datas dos próximos encontros. Segundo este cronograma, a etapa de Diagnostico prevê a realização de uma oficina no dia 13 de agosto e uma audiência Pública no dia 01 de outubro. A 3ª fase, que corresponde a Estratégias de Ação, terá oficinas no dia 22 de outubro e Audiência Pública no dia 19 de novembro.

Data: 01/07/2011
Hora: 17:31
Redator: ASCOM - PMP
Fotógrafo: Rafa Marin

Nenhum comentário:

Postar um comentário