22 julho, 2011

CONVITE SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO DA COMUNIDADE DUNAS

O Seminário de Integração da Comunidade Dunas será realizado de 8 a 11 de agosto no CDD - Comitê Desenvolvimento Dunas.

O seminário está dividido em sessões temáticas: Informação e Comunicação Local–Global, Cultura e Educação Comunitária, Segurança e Proteção da Vida, e Ambiência e Desenvolvimento Urbano. O PLHIS participará dia 11 da temática Ambiência e Desenvolvimento Urbano. Confira a programação aqui.

20 julho, 2011

Imersão em Pelotas – Parte III

O mapa abaixo, que indica as áreas de maior precariedade na cidade de Pelotas, orientou a visita às áreas com problemas habitacionais durante a imersão no último final de semana.


O indicador de precariedade foi construído a partir do cruzamento em ambiente SIG (Sistemas de Informação Geográfica) de quatro outros mapas: (1) adensamento de pequenas unidades habitacionais, (2) concentração de famílias com renda até 3 salários mínimos, (3) concentração de unidades habitacionais sem rede de esgoto  ou fossa séptica, e (4) densidade populacional (habitantes/hectare). 

As áreas da cidade que estão representadas em tons avermelhados mais fortes são as que apresentam maior concentração destes quatro fatores. 

Como as informações utilizadas são da base cadastral do Censo de 2000, existem novas áreas ocupadas, com problemas habitacionais, que não estão apontadas. 

Portanto, esta análise computacional não pretende substituir outras análises, como o trabalho de campo e a participação comunitária. É apenas uma das ferramentas necessárias para o desenvolvimento do diagnóstico dos problemas habitacionais da cidade.

Você concorda com o mapa?

18 julho, 2011

Imersão em Pelotas – Parte II

As fotos das áreas com problemas habitacionais visitadas durante a imersão na cidade no final de semana já estao disponiveis em:

Em breve elas também estarao aqui no blog georeferenciadas ao percurso no mapa!

17 julho, 2011

Imersão em Pelotas – Parte I

Neste final de semana, o grupo de consultores do PLHIS estive em imersão às áreas de interesse do tema da habitação de interesse social na cidade de Pelotas.

Na sexta-feira, dia 15/7, ocorreu um encontro muito interessante na NAUrb (UFPEL), um momento de interação-colaboração entre a equipe consultora, professores e estudantes envolvidos no projeto SOCIOTIC, além de lideranças comunitária do loteamento Dunas. 



Presentes:
Arquitetos da equipe consultora: Tiago Holzmann, Geisa Bugs, Otavio Peres, Júlio Vargas, Alexandre Santos e Raoni Teixeira;
Moradoras do loteamento Dunas e participanes do Comitê de Desenvolvimento do Dunas: Angelita das Neves e Lisete da Silva;
Estudantes-pesquisadores do projeto SOCIOTIC: Morgana Baron, Fabiano Rodrigues, Lourenço Tomaz, Rafael Schulze, Eugênia Lopes, Jéssica Castro;
Professoras da FAUrb da UFPEL: Rosa Maria de Moura e Nirce Medvedowski;
E Florismar Thomaz, professor aposentado que trabalha a mais de 10 anos no loteamento Dunas com o tema de empoderamento de comunidades populares.

04 julho, 2011

Apresentação da 1ª Audiência do PLHIS



View more presentations from plhispelotas

1ª etapa do Plano Local de Habitação é apresentada

A Secretaria Municipal de Habitação (SMH) e a empresa 3C Arquitetura e Urbanismo - vencedora da licitação para elaboração da proposta técnica-, apresentaram à comunidade e entidades representativas, hoje à tarde (01), no auditório da Secretaria de Cidadania (SMCas), a 1ª etapa do Plano Municipal de Habitação de Interesse Social (PLHIS).


O encontro tratou da apresentação da proposta metodológica que estrutura as outras etapas do processo – Diagnóstico e Estratégias de Ação – e explicou ainda o funcionamento do Plano Municipal de Habitação de Interesse Social (PLHIS), bem como suas metas e ações concebidas para fazer frente às questões habitacionais, além de permitir que o município conheça sua realidade habitacional com vistas à melhoria da qualidade de vida da população. Após a abertura do evento, conduzida pelo titular da SMH, Carlos Dias, teve início o período de explanações dos arquitetos Otávio Martins Peres, Alexandre Pereira Santos e Júlio Celso Vargas, representantes da 3C Arquitetura e Urbanismo, responsável pela elaboração do Plano.

Segundo o titular da SMH, esta primeira etapa que foi apresentada denomina-se Proposta Metodológica e tem por objetivo definir o método a ser utilizado na formatação do Plano Local. Os passos seguintes são o Diagnóstico dos principais problemas habitacionais enfrentados pelo município e a Estratégia de Ação, onde serão definidas as principais ações com objetivo de enfrentamento das questões habitacionais. Dias explicou ainda que todas as etapas precisam estar concluídas e o Plano, de maneira global, precisa estar aprovado até o dia 31 de dezembro deste ano. Caso isso não ocorra, o município está desabilitado a receber recursos federais para a habitação.

Os arquitetos distribuíram aos presentes, material gráfico contendo as datas dos próximos encontros. Segundo este cronograma, a etapa de Diagnostico prevê a realização de uma oficina no dia 13 de agosto e uma audiência Pública no dia 01 de outubro. A 3ª fase, que corresponde a Estratégias de Ação, terá oficinas no dia 22 de outubro e Audiência Pública no dia 19 de novembro.

Data: 01/07/2011
Hora: 17:31
Redator: ASCOM - PMP
Fotógrafo: Rafa Marin

01 julho, 2011

É HOJE

A primeira audiência pública, de apresentaçao do plano, ocorre hoje, às 16h, na Secretária de Cidadania, rua Marechal Deodoro n° 404.